Postado por Colégio Integral em 8 de agosto de 2023

Colégio Integral comemora 55 anos de atividades

Compartilhe

Uma história de contribuição para evolução contínua na qualidade do ensino

No dia 8 de agosto o Colégio Integral comemora 55 anos de existência. Uma comemoração que poucas organizações conquistam. Algo que começou pela visão de Sadi Jose Bertol, em 1968, que na atuação como líder comunitário via a necessidade de atender pessoas que não possuíam, sequer, um histórico escolar de primeiro grau em Pato Branco e na região. Apaixonado por educação, formado em Biologia, implantou, nas dependências do antigo Colégio La Salle, de forma pioneira, o Ensino Supletivo de Primeiro Grau, denominado Ginásio Sudoeste. Era uma forma de encurtar o tempo de aprendizado em relação as escolas regulares, com tempo de cinco meses de atividades para completar cada ano. “O primeiro grau era concluído em dois anos”, relembra Rodrigo Bertol, atual diretor do Colégio.
Em 1975 houve a implantação do Ensino de Segundo Grau em Educação Geral, o equivalente ao atual Ensino Médio. Era possível concluir o segundo grau em um ano e seis meses, quando a denominação mudou para Colégio Integral, quando passou a funcionar na estrutura do Colégio Nossa Senhora das Graças, com atividades noturnas.
Quatro anos depois, tal a demanda, o Colégio Integral passou a contar com prédio próprio, no atual endereço quando houve a opção por atividades no período diurno, com a oferta de Educação Infantil e primeira série do Fundamental I, algo gradativamente implementado até 1991. Quatro anos após a escola iniciou a implantar o Ensino Fundamental II, com turmas de quintas a oitavas séries.
Em 2004 mudou – em função da nova característica – para Escola Integral – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que passaram a ter alta aceitação na região – tal a proposta educacional – o que exigiu a ampliação da infraestrutura física e de profissionais. A partir de 2018 houve a implantação, gradativa, do Ensino Médio e, também, do atendimento em Tempo Integral. Com o Ensino Médio implementado a denominação também foi modificada para Colégio Integral.
Estudantes do Integral conseguem aprovações nas mais exigentes instituições de ensino do país. Tanto que nos últimos três anos os alunos que deixaram o ensino médio proporcionaram recordes em aprovações. Resultado de uma proposta de ensino que envolve o preparo dos profissionais e frentes de apoio diferenciadas como a Plataforma Educacional SAS – presente em mais de 1100 escolas no país; a Escola da Inteligência, metodologia consagrada do Dr. Augusto Cury; Restaurante no Colégio – com o padrão de qualidade Buffet Premiere; Interações externas de aprendizado – com visitas externas e viagens de aprendizado sobre profissões, estruturas governamentais e outros locais que ajudem na construção do conhecimento; Sítio Integral - um espaço diferenciado de pleno contato com a natureza com atividades que complementam o aprendizado teórico e, também, integram estudante e família;
Lego Education - A oportunidade para seu filho conhecer mais sobre a tecnologia de programação e estruturação de hardwares. (Atividade não inclusa no valor da mensalidade); Preparo intensificado para o vestibular e o Enem - Amplo preparo para que seu filho obtenha o máximo em resultados em vestibulares e nas notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, com práticas continuadas de simulados, intensificação de atividades de redação, aulas de reforço e muito mais; Tempo integral – Opcionalmente seu filho tem a oportunidade de ficar o dia todo na escola com acesso a atividades complementares diferenciadas que aprimoram seu aprendizado e preparo para a vida; Escolinha do Pato Futsal - A oportunidade de fazer, no Ginásio do Colégio aulas na Escolinha do Pato Futsal – Licenciada. Aprendizado de técnicas que podem favorecer o surgimento de novos campeões… Sem contar outras práticas esportivas em que o Integral se destaca em competições locais e regionais; Aulas extras - O complemento no preparo dos estudantes é uma preocupação de professores comprometidos em gerar aprendizado. Tanto que, em casos de necessidade, há a realização de aulas extras. Não ao acaso os estudantes do Integral conquistam premiações nacionais nas olimpíadas realizadas e o melhor: Salas com menos estudantes - As salas do Integral têm porte menor, permitindo menos estudantes. O que isso interfere na educação de seu filho? Com menos estudantes haverá condição de acompanhamento de ensino mais próximo e personalizado, fazendo toda a diferença nos resultados.
E mais: Itinerários de aprendizado presenciais - As atividades são realizadas na Escola permitindo melhor interatividade e aprendizado e ampla integração comunitária. Afinal no Integral ex-alunos continuam frequentando o Colégio em festividades e outras atividades. Muitos têm filhos frequentando as atividades escolares por entenderem que no Integral há muito mais do que ensino. Há uma proposta de gerar um ambiente agradável e integrativo para gerar aprendizado.
Rodrigo Bertol conta que a história do Integral tem relação direta com a vida de sua família e a relação dela com a comunidade. “Acompanhei a luta dos meus pais no comando da Escola e os desafios eram grandiosos. Estudei fora da cidade e quando comecei a acompanhar mais a estrutura percebi que o Supletivo estava em declínio e era necessário nos reinventarmos, algo que havíamos iniciado com minha mãe a Educação Infantil, Fundamental 1 e 2. Com o agravamento de saúde de meu pai, minha mãe estava mais focada em atendê-lo. Iniciei dando aulas de Biologia no Supletivo e, paralelamente, acompanhava a gestão. Passei a entender que o Fundamental 1 é a base da base. Lá que começam os grandes resultados das fases futuras de aprendizado. No Fundamental 2 o estudante passa a desenvolver a sua autonomia de aprendizado e no Ensino Médio, compreende que se não tiver atitude, ninguém fará por ele.”
O Integral, comenta Rodrigo, “acredita na evolução do aprendizado individualizado, no atendimento e no acolhimento dos nossos estudantes. “Começamos com uma Marajó, depois com a Kombi e usávamos um pouco depois um ônibus para transportar nossos alunos. Fazíamos muitos eventos beneficentes para construção do Ginásio Esportivo e assim fomos evoluindo…”, relembra.
Luci Burgel Bertol, diretora que acompanhou toda a história do Colégio conta que tudo começou com duas alunas e foi evoluindo. “O Integral faz parte da minha vida, desde a origem com o Sadi. “Estou um pouco distante por motivos de saúde, mas com o coração no Integral. Tanto que acompanho as atividades dos grupos de trabalho cotidianamente. Acho lindo ver nossos ex-alunos conquistando espaço no mercado de trabalho em todo o país, ingressando nas melhores instituições de ensino. É gratificante ver que as famílias contam com ensino qualidade das melhores instituições do país, podendo, deixar seus filhos fazendo até o ensino médio por aqui, algo que não tive a mesma oportunidade como mãe (Filhos estudaram fora da cidade)”
Para Luci Bertol ver os estudantes com perspectivas reais de futuro promissor é uma realização imensa. “Temos pessoas íntegras, dedicadas e bem sucedidas que estudaram por aqui e trazem seus filhos e até netos para aprender no Integral também, pois acreditam na nossa proposta.”
“Carinho, dedicação, dificuldades, esforço e muito trabalho”, são as palavras que envolvem os 55 anos”, comenta Luci agradecendo a comunidade, profissionais do passado e atuais, pais, estudantes e a família envolvida pela construção de tão bela história. “O Integral não é o Sadi, a Luci ou o Rodrigo. Ele têm uma história de muita gente que fez e faz grande diferença por acreditarem que, apesar de todos os desafios, há caminhos positivos a serem percorridos e nosso papel é facilitar a vida de quem começa a trilha-los.”

Compartilhe
Postado por Colégio Integral
Siga nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como é bom recordar... escolhidas para você!

apartmentprintergraduation-hatspell-checklaptop-phone