Postado por Colégio Integral em 8 de agosto de 2023

Liberdade e sociedade

A ideia de liberdade molda-se através do tempo e se adequa às diversas organizações sociais, de acordo com os mecanismos de poder que as regulam. Nesse sentido, há certa abstração quando refletimos sobre o que, de fato, a ideia dela representa, considerando que sua compreensão é, sobretudo, enraizada às raízes culturais; e em razão disso, em diversos contextos é preciso acrescentar alguma palavra ao seu significado, como por exemplo, liberdade de pensamento, política, religiosa, de imprensa, e assim por diante. Desse modo, percebe-se que o Estado exerce direta influência sobre a concepção e “materialização” da liberdade entre os cidadãos, visto que orienta e organiza a vida em sociedade. Após leitura e compreensão teórica, os estudantes da 1ª série do Itinerário Formativo “Mundo em Movimento” experienciaram, na prática, o funcionamento da liberdade em nossas escolhas e decisões cotidianas; para isso, em duplas, percorreram o Colégio vendados; cada dupla orientada com uma percepção diferente de caminhos: era possível saber onde e a razão de estar seguindo determinado caminho, há quem foi guiado em silêncio, sem poder questionar; houveram caminhos mais longos e mais difíceis, e, outros em que o diálogo orientou os passos, ainda que os olhos não pudessem ver. Conseguimos, assim, aprofundar nosso entendimento sobre o que a liberdade nos representa, ainda que seja um ideal cujo significado “o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda”.