Postado por Colégio Integral em 8 de agosto de 2023

Caminhão

Os caminhões são um meio de transporte muito importante para a economia do nosso país, pois, com eles, são transportadas inúmeras mercadorias pelas diversas regiões do Brasil. Eles são responsáveis pelo abastecimento dos supermercados, postos de gasolina, e até mesmo, pelos materiais escolares e brinquedos que encontramos em papelarias e lojas. Uma das características dos grandes grandes caminhões, é que a cabine e a carreta são ligadas de forma articulada, permitindo que manobras e curvas sejam executadas com maior facilidade. Nesse sentido, os estudantes do 1º anos aprenderam sobre a importância social dos caminhões e dos caminhoneiros, e, com a montagem, observando a relação entre polias e manivelas, compreenderam como se reproduz a articulação presente nos caminhões. Para investigar as possibilidades das montagens, os estudantes conduziram o caminhão, montado em cada equipe, por um percurso cheio de obstáculos e desafios até chegar ao ponto de estacionamento do caminhão. Conseguimos identificar, também, as facilidades e dificuldades entre seguir e andar em frente, de ré, e, fazer manobras. Conseguimos, assim, aprender brincando e pensando em participar da “Copa Truck” de LEGO.