O funcionamento de uma gangorra é semelhante ao de uma alavanca, pois tem um ponto fixo que define o comprimento de seus dois braços. Também, a alavanca é uma máquina simples que facilita a execução de um trabalho, pois permite erguer um peso com mais facilidade usando uma força menor. Há, assim, uma famosa frase do matemático grego Arquimedes: “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”. Em nossas aulas de Educação Tecnológica estamos sempre “deslocando” o lugar comum da aprendizagem para que possamos, assim, aprofundar e desbravar novos horizontes. O mesmo mecanismo encontrado nas gangorras aparece nas catapultas, ou, em seu aprimoramento, o Trébuchet, que designa a palavra “balança”, na tradução do francês, foi responsável por lançar pedras à distância na invasão de castelos. Essas problematizações estiveram presentes na aula dos 7ºs anos, que não tencionavam invadir castelos, mas sim, encontrar maneiras de lançar sementes a longas distâncias. Precisamos lembrar que é sempre possível lançar um novo olhar para aquilo que estamos acostumados a enxergar.