Postado por Colégio Integral em 8 de agosto de 2023

Elevador

Algumas vezes, as invenções que fazem parte da nossa rotina passam despercebidas diante o nosso olhar. Por exemplo, já imaginou como seria a vida nos grandes centros urbanos, se não existissem elevadores? Certamente a realização de algumas atividades seria muito mais trabalhosa para quem vive em edifícios, afinal, para além de transportar pessoas, os elevadores contribuem para o transporte de cargas e objetos. Historicamente, existem registros que comprovam a utilização de elevadores rudimentares pelos egípcios, em 1500 a.C., movidos por operadores manualmente, ou, por animais. No entanto, ainda que, por exemplo, Leonardo da Vinci tenha deixado esboços de máquinas semelhantes aos elevadores, é apenas em 1853 que o elevador, como conhecemos hoje, apareceu; foi uma invenção do estadunidense Elisha Graves Otis. E aqui no Brasil, em qual ano o elevador “apareceu”? Nossos estudantes do 4º ano sabem! Aprenderam sobre a história do elevador, comparando o seu uso em diversos contextos, e, com prática da montagem, construíram um elevador de carga que permitiu entender a função de contrapeso do lastro e a realização de testes com polias e correias, percebendo a diferença na utilização dessas peças para o funcionamento do elevador. Para finalizar: sabe onde fica o elevador Lacerda? E para quê ele serve? Sempre é importante destacar que nossa nação é capaz de construir avanços tal qual o restante do mundo; explorar essas capacidades é um dos caminhos que se inicia com a Educação.