Postado por Colégio Integral em 20 de agosto de 2021

Rotação e Translação

Durante as aulas de Ciências, os alunos do 2°Ano B, puderam observar em uma maquete os movimentos do planeta Terra: rotação e translação.
Rotação é o percurso que a Terra faz em volta do seu próprio eixo, ou seja, em volta dela mesma. O planeta Terra leva cerca de 24 horas para dar essa volta completa. É esse movimento que define a separação entre os dias e as noites. Esse movimento foi associado ao movimento de uma bailarina.

Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos, ou seja um ano. Esse movimento dá origem as quatro estações do ano.