Postado por Colégio Integral em 16 de junho de 2023

Primeiro encontro da família no Sítio do Colégio Integral

No dia 20 de maio aconteceu a “1ª ação” realizada com a turma do Jardim III; o encontro reuniu os estudantes e familiares no Sítio do Colégio Integral. Na oportunidade cerca de 42 pais estiveram com os filhos participando de uma confraternização e de uma gincana especial de caça ao tesouro. De acordo com as professoras Sinara Zanin Monaretto, Daniele Paiano e Angélica Araújo as atividades iniciaram aproximadamente às 14 horas e se estenderam até às 18 horas, quando estiveram auxiliando na criação e desenvolvimento das interações os professores Adriano Monaretto, Gabriel Gardoni e Claudinei Kichel
“Realizamos dinâmica com os pais envolvendo a importância da atuação integrada entre escola e família”, explica a professora Sinara evidenciando que foi um momento de reflexão sobre os papeis complementares de quem está envolvido no processo educacional da criança.
Não faltaram brincadeiras, entre elas: escorregador, brincadeira do saco, cabo de guerra, pular corda e a novidade do balanço na árvore, algo antigo, mas não menos atrativo. Até uma fogueira foi estruturada para atividades complementares de aprendizado, com marshmellow assado.
De acordo com Rodrigo Bertol, diretor do Colégio, os pais identificaram no encontro, uma oportunidade diferente de interação com os filhos e membros da instituição e da comunidade. “Somos gratos aos envolvidos na organização e aos pais e estudantes que estiveram naquele momento especial”, complementa Rodrigo que contou com a presença de sua mãe, fundadora da Escola, Luci Bertol e sua esposa Grazielle Bertol, também profissional da Instituição. “Estamos em família e queremos que nossos estudantes e seus pais se sintam bem tanto na Escola quanto nas estruturas complementares que disponibiliza, como é o caso do Sítio.”
Para a psicóloga Marilei Poncio de Oliveira Vezaro o encontro apresentou algo especial: os pais entraram num “modo” criança numa interação de igual para igual com os filhos, num clima leve, agradável e integrativo. “É importante os pais perceberem os desafios integrativos em educar com a Escola, o que auxilia, e muito, no gerar aprendizado. Esta nova geração, principalmente após a pandemia, passa pela necessidade de viver sentimentos e experiências diferentes e, um ambiente, aberto, interativo, proporciona evolução para todos: escola, alunos e pais. Afinal saímos da Escola Tradicional e entramos num ambiente diferente lúdico, aberto, que permite algo especial e diferenciado.
Para a coordenadora Fabiane Grike a iniciativa foi um sucesso e deve ter sequência dentro do Colégio Integral. “Estamos certos de que todos que participaram saíram satisfeitos pelos momentos agradáveis e reflexivos vividos. O convívio social entre os participantes aproximou família e escola e até mesmo novos laços de relação entre pais que fazem parte da comunidade Integral. Está aí, nossa essência como escola, privilegiando o ser.”