Postado por Colégio Integral em 20 de julho de 2023

No Colégio Integral o estudante recebe preparo sobre suas emoções

O Colégio Integral é um dos pioneiros na região a adotar a Metodologia Escola da Inteligência, de Augusto Cury.  Um investimento realizado para oferecer aos estudantes o gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência; a melhoria do rendimento escolar e do aprendizado e ainda a criação de habilidades para construção de relações saudáveis que saibam administrar conflitos. Mais de dois mil estudantes do Integral receberam conhecimentos tendo por base a metodologia do psiquiatra, professor e escritor brasileiro que afloram, também, o pensamento crítico, a capacidade de expor sentimentos e entender-se como protagonista do próprio destino.

Na opinião dos coordenadores pedagógicos Andreia Sauthier, Fabiane Grike, Claudinei Kichel e Dulce Aiolfi a metodologia traz “maturidade” para as crianças ao se depararem com desafios cotidianos. “Saber lidar com as próprias emoções é algo altamente positivo e útil na infância e, especialmente, na vida adulta.”

Na Educação Infantil as crianças brincam e aprendem utilizando-se de bonecos e fantoches representando animais quando são evidenciadas qualidades saudáveis e não saudáveis de relacionamento. “A empatia é algo importante na construção de relacionamentos pois evita, inclusive, conflitos.”

A partir do Fundamental 1 são trabalhados outros personagens que fazem como que o estudante saiba trabalhar os próprios medos. “Muitos nem sabiam o que estavam sentindo e a metodologia da Escola da Inteligência facilita a identificação”, comentam os coordenadores.

Os estudantes com mais idade começam a subdividir sentimentos entre medo, respeito, reclamação, aprendizado e contemplação ao belo. Também desenvolvem atividades com a família que acaba contribuindo para o aprendizado e a construção de um entendimento mais avançados sobre os desafios da vida.

A partir do 9º ano os jovens passam a ser preparados para o protagonismo de suas próprias vidas, o que exige um entendimento circunstancial mais amplo sobre os desafios existenciais futuros. “São formas de fazer com que o estudante sinta-se mais seguro e entenda, de fato, o que sente. “A dinâmica familiar é melhor compreendia e são criadas memórias afetivas da família com o resgate de bons momentos o que, para muitos pais, gera surpresas”, detalham os coordenadores evidenciando casos de que simples gestos têm mais importância do que uma viagem cara.