Postado por Colégio Integral em 1 de novembro de 2023

Gratidão eterna à Luci Bertol, pioneira na área de ensino em Pato Branco

Pato Branco perde Luci Burgel Bertol, 74 anos, uma pioneira na Área de Ensino em Pato Branco e na região. Filha de Otto Burgel e Ilde Guerra Burgel, Luci nasceu em Passo Fundo e veio residir em Pato Branco, onde se casou com Sadi José Bertol com quem teve os filhos Rodrigo e Ricardo e os netos Lucca, Felipe, Natália e Heloíse.

O falecimento aconteceu na manhã do dia 1 de novembro. O velório acontecerá na Capela da Funerária Prever, no Bairro Bortot, em Pato Branco, das 17 horas de hoje (1/11) até às 10 horas de amanhã (2/11). O corpo será, então, encaminhado para o Crematório de Maringá.

Em sua última entrevista Luci Burgel Bertol, revelou que acompanhou toda a história do Colégio conta que tudo começou com duas alunas e foi evoluindo. “O Integral faz parte da minha vida, desde sua origem. Estou um pouco distante por motivos de saúde, mas com o coração no Integral. Tanto que acompanho as atividades dos grupos de trabalho cotidianamente. Acho lindo ver nossos ex-alunos conquistando espaço no mercado de trabalho em todo o país, ingressando nas melhores instituições de ensino. É gratificante ver que as famílias contam com ensino qualidade das melhores instituições do país, podendo, deixar seus filhos fazendo até o ensino médio por aqui, algo que não tive a mesma oportunidade como mãe (Filhos estudaram fora da cidade)”

Para Luci Bertol ver os estudantes com perspectivas reais de futuro promissor é uma realização imensa. “Temos pessoas íntegras, dedicadas e bem sucedidas que estudaram por aqui e trazem seus filhos e até netos para aprender no Integral também, pois acreditam na nossa proposta.”

“Carinho, dedicação, dificuldades, esforço e muito trabalho”, são as palavras que envolvem os 55 anos”, comenta Luci agradecendo a comunidade, profissionais do passado e atuais, pais, estudantes e a família envolvida pela construção de tão bela história. “O Integral não é o Sadi, a Luci ou o Rodrigo. Ele têm uma história de muita gente que fez e faz grande diferença por acreditarem que, apesar de todos os desafios, há caminhos positivos a serem percorridos e nosso papel é facilitar a vida de quem começa a trilha-los.”

Para o prefeito Robson Cantu, Luci deixa um legado de amor ao desenvolvimento do Ensino e foi um exemplo como esposa, como mãe e avó. “Sempre se preocupou com os estudos dos filhos e com o acesso de mais pessoas ao ensino de qualidade, o que, ela mesma evidenciava, proporcionava a mudança de destinos.”