Postado por Colégio Integral em 9 de agosto de 2023

Contação de história e LEGO

Contação de história e LEGO

Contar e ouvir histórias é um aspecto presente em nossa humanidade pelo decorrer da história. É ação que permite compartilhar experiências e aprendizagens, mas não só, pois, ao contar histórias, também compartilhamos nossas emoções e sentimentos mediante o que vivenciamos, consolidando nossas memórias. Podemos, sempre, aprender, quando paramos para de fato ouvir, quando nos sentimos acolhidos para dizer. Nesse sentido, a contação de histórias é essencial à educação infantil porque permite o desenvolvimento da criança em diversos aspectos: a imaginação é despertada e a capacidade de visualizar as imagens que a história permite que sejam construídas, há o despertar da criatividade e também, da curiosidade, pois a contação de histórias é território aberto a ser desbravado, de acordo com a temática que se propõe apresentar e aprofundar. Desse modo, buscando auxiliar o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional de nossos estudantes, a turma do Jardim III, com a Professora Sinara, a Professora Angélica e a Professora Eli, pode vivências a contação de histórias de uma Raposinha que, em razão do desmatamento e poluição do meio ambiente, precisou migrar para a cidade e veio matricular-se em nosso Colégio para aprender sobre os pequenos insetos que habitam os jardins! Aliada à histórias, os estudantes deveriam construir jardins utilizando as peças LEGO, e, para essa construção, obtiveram ajuda da pequena Joaninha Aura, uma amiguinha muito feliz e consciente que tomou como morada a orelha da Raposinha! Todos os estudantes quiseram segurar a Joaninha Aura que passeou pelos jardins. Foi uma aula que permitiu o diálogo entre a Escola da Inteligência - Educação Socioemocional e a Educação Tecnológica, com muita alegria, aprendizagem e sobretudo, afeto.