Postado por Colégio Integral em 28 de março de 2023

Caça as Fake News

Compartilhe

As problemáticas presentes na atualidade em nossa sociedade são objeto de estudo no Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, “Mundo em Movimento: explorando fatos e contextos”, da 1ª série do Ensino Médio. Sob este viés, constata-se que é a partir de 2016 que o termo “Fake News” começa a fazer parte da vida cotidiana no que diz respeito à maneira como as informações são construídas e compartilhadas globalmente. Verificar fontes de informação, nesse sentido, sobretudo nos meios virtuais, é de fundamental importância quando se pensa em construir um pensamento crítico e reflexivo com bases autônomas. Desse modo, é imprescindível priorizar plataformas digitais que apresentem conteúdo com propriedade, ou seja, com referências científicas e compromisso jornalístico de seriedade, para que não sejamos manipulados ou controlados, tal como afirma Noam Chomsky. Assim, os estudantes do Itinerário leram, discutiram e refletiram sobre a influência e os impactos das “Fake News” em diversos contextos sociais; participaram de uma “Caça às Fake News” com QrCodes; e, para finalizar, visitaram o Jornal Diário do Sudoeste entrevistando a Jornalista Marcilei Rossi, com a qual puderam aprofundar os saberes sobre a história do Jornalismo, como as notícias são escritas, fontes confiáveis de consulta, e, como se estruturam as notícias no Jornal. Compreende-se, diante desta perspectiva, que as sequências didáticas contribuem diretamente para a efetivação do ensino e da aprendizagem do estudante, tornando-o, cada vez mais, protagonista da sua própria história.

Compartilhe
Postado por Colégio Integral
Siga nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como é bom recordar... escolhidas para você!

apartmentprintergraduation-hatspell-checklaptop-phone