Postado por Colégio Integral em 10 de fevereiro de 2023

Alunos do Sudoeste são medalhistas na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O Sudoeste Paranaense fez bonito na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal, entre elas a Copel, distribuidora que coordenou os trabalhos no Paraná.

No Sudoeste, o Colégio Integral de Pato Branco participou da Olimpíada e conseguiu, através de seus alunos, várias medalhas. Os participantes tiveram um curso de três módulos, que contemplaram temas como a energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
Segundo a professora de Química do Integral, Polyana Martinello, houve a aplicação de uma prova objetiva, com múltiplas questões e o desafio dos alunos era avançar determinadas tarefas num aplicativo que avaliava o grau de preparo no entendimento sobre economia e eficiência energética. Atuou, além de Polyana na coordenação das atividades que envolveram alunos de oitavo e nono anos, a professora de Ciências do Ensino Fundamental, Juciane Schio.

Obtiveram medalha de ouro na Olimpíada Nacional, os seguintes alunos do Colégio Integral: Eduarda Rafagnin Vilhalva e Beatriz Passos de Oliveira. Medalhas de prata: Isabela Bortoluzzi, Júlia Rauber Stein, Isabelle Vezaro, Rafaela Xavier pinheiro e Leticia Bertochi e medalhas de bronze: Isabelly Maysa Tartari, Giovanna Mascarim Azevedo, Sarah Fraron Lopes, Davi Luiz de Abreu Macari, Marco Antonio Bernardi, Isabella Bertuol e Theo Martinello Pan.

Conforme as professoras Polyana e Juciane, “ é a primeira vez que a Escola participa da Olimpíada e foi muito positiva a iniciativa por permitir um aprendizado mais avançado sobre o uso de energia e a extensão do conhecimento para a prática tornando mais agradável e eficiente o aprendizado. Vale ressaltar o comprometimento dos alunos para o alcance dos resultados numa competição que envolveu jovens de todo o Brasil.”

Menção honrosa:
Alguns alunos do Colégio Integral que participaram da Olimpíada Nacional de Ciências, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Receberam menção honrosa por participação as jovens Julia Matioda, Isabela Lorenset, Isabelly Maysa Tartari.