Informativo Urgente!

Veja aqui como proceder na próxima segunda-feira 01-Mar-2021.
1º INFORMATIVO 06 - COLÉGIO2º ACESSO A SALA DIGITAL - GOOGLE
DECRETO - GOVERNO NO ESTADO
Lookdown no estado do Paraná 27-fev à 08-mar
30 de agosto de 2016

Uma aula especial… – 1º ano

Em uma aula diferente, a Professora Josi apresentou às crianças duas maçãs (as crianças não sabiam, mas antes da aula uma delas tinha sido repetidas vezes batida, não dando pra notar, pois as duas maçãs pareciam perfeitas). Houve a explanação sobre as maçãs e que elas não tinham nada de diferente.
Logo após a professora pegou a maçã que tinha caído no chão e começou a dizer às crianças como não gostava dela, que a achava nojenta. Disse-lhes que, porque não gostava dela e porque não queria que eles gostassem. Algumas crianças a olharam como se fosse louca, mas passaram a maçã ao redor do círculo e eles apontaram um defeito nela, “você é uma maçã fedida”, “você é feia” e outras frases ruins…
Em seguida, passaram a outra maçã pelo círculo e começaram a dizer palavras gentis a ela: “Você é uma linda maçã”, “você é deliciosa” entre outras…
Então, como as duas maçãs eram semelhantes, não houve mudança, as duas ainda pareciam as mesmas.
Então, a professora cortou as maçãs ao meio. A maçã que tinha sido elogiada estava fresca e suculenta por dentro. A maçã que tinha sido criticada estava ‘machucada’ e toda mole por dentro.
As crianças entenderam imediatamente. Elas perceberam que os pedaços quebrados é o que acontece dentro de cada um de nós quando alguém nos maltrata com suas palavras ou ações. Quando as pessoas são intimidadas, elas se sentem horríveis por dentro e às vezes não mostram ou dizem aos outros como eles estão se sentindo. Se não tivéssemos cortado aquela maçã, nunca saberíamos o quanto de dor tínhamos causado.
Ao contrário de uma maçã, que não tem a capacidade de impedir que isso aconteça, nós podemos ensinar as crianças que não é legal dizer coisas desagradáveis aos outros. Podemos ensinar nossos filhos a lutar pelos outros e protegê-los, assim como uma menina fez hoje, quando ela se recusou a dizer palavras duras para a maçã.
Foi uma aula muito especial, onde a turma toda aprendeu que precisamos ser leves e carinhosos com as pessoas que nos cercam.

Status

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prospecção Digital
enter linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram