Os contextos sociais atuais demonstram, cada vez mais, que, saber acessar apenas a Internet e buscar informações não é o suficiente; é preciso saber quais são as fontes de informação e plataformas que, verdadeiramente, compartilham conhecimento. Nesse sentido, para introduzir as bases da pesquisa científica e utilizar adequadamente ferramentas de edição de texto e elaboração de slides, os estudantes dos 7ºs anos investigaram plataformas online que compartilham artigos científicos, e, a partir deles, elaboraram uma breve pesquisa sobre o uso das Tecnologias na Educação; pois, assim, puderam não apenas experienciar teoricamente os textos que consultaram, mas também, desenvolveram a oralidade e retórica ao compartilhar a pesquisa com os estudantes. Aprenderam, também, sobre as posturas adequadas durante as apresentações com práticas de oralidade, e, como utilizar os recursos visuais e textuais enquanto ferramentas que auxiliam nossa fala, mas não substituem-na. Por fim, conseguimos refletir se as possibilidades de uso de tecnologias indicados nas pesquisas se fazem presentes nas aulas em nosso Colégio, e, verificamos que, felizmente, fazemos uso de uma diversidade de possibilidades de aprendizagem em nossos Laboratórios.