
As práticas de ensino e aprendizagem que envolvem a cultura Maker têm sido cada vez mais valorizadas, pois permitem que os estudantes criem e desenvolvam projetos práticos, criativos e colaborativos.
Em nossas aulas de Educação Tecnológica, os estudantes do 9º ano foram desafiados a aprender sobre circuitos elétricos e os princípios da eletricidade e eletrônica aplicados à prototipagem. Utilizando o Tinkercad, desenvolveram simulações de semáforos com componentes do Arduino e, posteriormente, construíram maquetes de residências iluminadas com LEDs.
Cada maquete contou uma história própria, incentivando o protagonismo estudantil, a experimentação, a inovação e a colaboração. A atividade também estimulou competências em design, modelagem, programação e reaproveitamento de materiais, consolidando o aprendizado de forma significativa.























