Postado por Colégio Integral em 7 de novembro de 2023

Integral é campeão da Maratona do Conhecimento Unidep

O Colégio Integral de Pato Branco ficou em primeiro lugar na Maratona do Conhecimento do Centro Universitário de Pato Branco - Unidep 2023. Mais de 600 estudantes de 13 escolas das redes Pública e Privada de Pato Branco, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São Lourenço do Oeste e Vitorino estiveram participando de diversas atividades divididas em arrecadação de donativos como alimentos, fraldas geriátricas, ração para animais de pequeno porte e produtos de limpeza e higiene pessoal.
A Maratona foi iniciada em agosto e teve por base o Objetivo do Milênio – Vidas terrestres, liderado pela Organização das Nações Unidas. O desafio foi Como utilizar a ciência e a tecnologia para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres?”
Os participantes participaram de oficinas de Arduíno, Criatividade, dinâmica de grupo e soft skills, sustentabilidade e futuro, responsabilidade social e preparação para Pitches. Como premiação cada integrante da equipe ganhou uma Alexa.
Segundo os coordenadores Fabiane Grike e Claudinei Kichel a conquista representa o resultado da união de todo o Colégio, envolvendo estudantes de diversas faixas etárias que colaboraram e a integração de saberes diferentes. “Nossa turma envolveu os segundos anos e terceirão e se saiu muito bem, sendo recordista em arrecadações que muito ajudam a nossa comunidade”, complementam reconhecendo a liderança e o esforço da professora Liliane Polo, uma batalhadora na iniciativa.
De acordo com o estudante do Integral Luiza Komm, “participar da Maratona do Conhecimento foi uma experiência incrível e desafiadora. Ter a oportunidade de competir, realizar tarefas e aprimorar as habilidades de trabalho em equipe com tantos estudantes talentosos e inteligentes em desafios intelectuais e de cooperação. O evento me proporcionou um ambiente inovador, como nunca havia participado gerou novas perspectivas para aprender e testar minhas habilidades, estou extremamente grata pela oportunidade de ter feito parte da maratona junto com o Colégio Integral e a Unidep.”
Conforme a professora Luana Aparecida Vargas Vasquez “participar da Maratona foi importante e divertido. É uma iniciativa que mostra que podemos alcançar resultados significativos integrando propósitos.”
Conforme a professora Liliane Polo a experiência foi incrível no sentido de ajudar os estudantes no alcance dos objetivos. “Entendo que foi gratificante para todos.”
A estudante Maria Cecília Schott Batista conta que foi proveitosa a participação. “Houve um misto de uso intelectual com o relacionamento social. “Os participantes puderam descobrir novas habilidades e talentos, algo de valor. O caminho não foi fácil, pois tivemos que trabalhar em grupo e isso requer muita responsabilidade coletiva e esforço extremo em momentos complicados. Tudo nos fez perceber que somos capazes. Agradeço a oportunidade que fica marcada pelos desafios e aprendizados vivenciados.”
Para a estudante Maria Luíza Filus participar da Maratona foi algo único e de um valor significativo por poder ajudar outras pessoas e ver que esforços integrados geram resultados. “Foi uma experiência extremamente válida.”
Na opinião da estudante Alice Koth foi a oportunidade de explorar áreas e habilidades que não conhecíamos. “Aprendi muito, especialmente a importância em saber trabalhar em grupo na busca por resultados rápidos. A cooperação fez diferença.”
Alice Ferraz Franzoni, aluna do Integral, evidenciou que unir as diferenças características e expectativas dos membros do grupo foi algo que gerou aprendizado. “A Maratona fez diferença nos mostrando, na prática, como é um trabalho rápido e coletivo focado em resultados.”
Para o diretor Rodrigo Bertol a iniciativa demonstra que houve a verdadeira união de esforços com um resultado maravilhoso. “Todos que colaboraram estão de parabéns”, finaliza Bertol parabenizando a Unidep pela iniciativa.