Postado por Colégio Integral em 5 de maio de 2021

Efeito da osmose e o Efeito de Tyndall

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio durante as aulas no laboratório de química observando o efeito da osmose e o efeito de Tyndall.

EFEITO DE TYNDALL
O efeito Tyndall é um efeito óptico que ocorre em líquidos menos densos do que a água, como é o caso de um coloide homogêneo, dificilmente irá ocorrer em uma suspensão, já que é uma mistura heterogênea com mais de uma fase.
Um método empregado para distinguir soluções verdadeiras e coloides é o Efeito Tyndall. Esse fenômeno é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.

Fonte: https://colegioamericanobatista.com.br/acontece-no-cab/o-efeito-tyndall-nas-aulas-experimentais-de-quimica-identificando-os-coloides